top of page
White Structure

Quando procurar um sexólogo?

Nem sempre é fácil reconhecer quando o sexólogo faz-se essencial na vida das pessoas. Muito por questões culturais, desinformação e até mesmo medo. Alguns sinais, entretanto, apontam para a necessidade de buscar ajuda deste especialista. O sexo se transformou em algo complexo demais? A falta de prazer tem incomodado e minado a intimidade entre o casal? Se as respostas forem sim, o sexólogo pode te ajudar.

Trata-se de um profissional capacitado a averiguar questões diversas de cunho psicológico e/ou fisiológico relacionadas ao sexo. Disfunção erétil, falta ou excesso de desejo, complicações para atingir o orgasmo, dores (em decorrência de vaginismo ou não), entre outras. Às vezes, não é necessário acompanhamento durante muito tempo – esclarecer dúvidas pontuais pode ser suficiente.



Geralmente, o sexólogo é, também, ginecologista, urologista, psiquiatra ou psicólogo. Também podemos definir como profissional da área de saúde (exceto psicólogo) que se especializou no campo. Na condição de médico sexólogo, é possível trabalhar demandas físicas (hormonais, por exemplo), indicar exames, prescrever medicamentos e, às vezes, recomendar intervenções cirúrgicas. Já o psicólogo sexólogo debruça-se sobre tópicos emocionais (orientação sexual, transição de gênero, impacto da infertilidade, bloqueios causados por abusos, timidez, vergonha do corpo, etc).

Você sabia que o sexólogo desempenha papel importante na fase da adolescência, esclarecendo temas urgentes, como combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez precoce e uso adequado de preservativos e remédios?


Sem julgamentos: sexólogo e a busca pela plenitude sexual

Sabe aquela conversa que você sempre quis ter, mas não se sente confortável falando nem com a amiga mais íntima? E quando você se desencoraja a pedir ajuda com receio de colegas e/ou familiares emitirem opiniões depreciativas a respeito? Em momentos assim, o sexólogo impõe-se como figura fundamental e estratégica.


Veja pautas que pacientes comumente levam aos consultórios

  • Falta de sexo no relacionamento (“Estamos há três meses sem transar!”)

  • Falta de atenção do (a) parceiro (a) (“Ele (a) não me nota!”)

  • Repercussões negativas de uma traição (“O sexo não é o mesmo desde que descobri que ele (a) me traiu!”)

  • Performance sexual (“Tenho vergonha de testar novas posições!”)

  • Ejaculação precoce (“Me sinto mal por isso!”)

  • Vício em pornografia (“Percebo que meu (minha) parceiro (a) está viciado (a) em vídeos eróticos e isso tem afetado negativamente nosso relacionamento!”)

  • Falta de libido (“Desde que comecei a tomar tal remédio, não tenho vontade de fazer sexo. É possível ajustar?”)

  • Inadequações corporais (“Não tenho liberdade na cama, uma vez que não me sinto bem como meu corpo!”)

  • Quantidade e qualidade das relações (“Ele (a) quer transar todo dia, mas eu só quero uma vez por semana ou a cada quinze dias. Como podemos resolver esse impasse?”)

  • Preparação para a primeira vez relação (“Estou com medo de doer! E se eu não souber o que fazer na hora? E se ele (a) não gostar? Como posso me preparar para esse momento tão importante?”)

Marque uma consulta hoje mesmo em nossa clínica



Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por Newdri Clinic. Orgulhosamente criado por Newton

bottom of page